Glossário de produtos digitais - siglas utilizadas no dia a dia de produtos.
- Filipe Godoi
- 15 de jul. de 2024
- 9 min de leitura
Agile (Ágil) Metodologia ágil
É um modelo de processos com foco em otimizar os produtos e entregar mais valor para os clientes com menos burocracia. O mais conhecido é o Scrum, mas hoje em dia existem diversos que se moldam a cada tipo de negócio.
API (Interface de Programação de Aplicação)
Basicamente, a API faz a comunicação entre dois sistemas distintos, com um conjunto de rotinas e padrões de programação.
B2B - Business to Business (Negócio-a-negócio)
Relação comercial, onde ambas as partes são empresas, indústrias e/ou negócios, e não pessoas físicas.
Backlog (Acúmulo)
É uma lista de tarefas e pendências na construção de um produto ou projeto. São pontos que ainda não entraram na esteira de desenvolvimento e estão estocadas como pendências-realizações-encomendas do time em questão.
Benchmark (Marca de referência) É
um termo usado para caracterizar certa comparação que as empresas fazem em relação ao mercado para avaliar o nível do negócio ou do seu produto, centralizando em eficiência e performance.
Beta tester (Usuários teste)
Os beta testers são as pessoas usuárias que fazem os testes de novos produtos ou funcionalidades. BFF - Melhores amigos
Sigla usada para separar os colaboradores de Customer Experience da Tera que provêm ações e suporte específicos para as estudantes, ficando à disposição para qualquer dúvida, ação ou feedback.
Biz (Business) - Negócios
A parte de negócios traça a atuação, o mercado e o modelo de produto ou serviço que será comercializado. É definido a fim de caracterizar no que a empresa quer atuar, qual ramo de atividades e que público será impactado.
Botton up - De baixo pra cima
Abordagem horizontal, desfocando da hierarquia e considerando o posicionamento e sugestões de quem está na linha de frente do negócio.
Brainstorming - Discussão de ideias
Brainstorming é uma ferramenta de Design Thinking muito utilizada em diversos contextos, como por exemplo na etapa de Ideação do Product Discovery. A proposta é ter muitas ideias para resolver problemas e, a partir disso, escolher e otimizar as melhores.
BSC (Matriz de Balanced Scorecard)
É uma metodologia estratégica criada por David Norton e Robert Kaplan. O framework equilibra a estratégia com o progresso financeiro por meio do gerenciamento de atividades diárias. No MIRO é possível fazer uma cópia editável do framework.
Buy-in - Apoio/Suporte/Adesão
Para a boa execução de um processo, é preciso o apoio dos times e pessoas envolvidas. Quando você tem o buy-in tem a aceitação e participação ativa dos stakeholders no seu plano.
CAC - Customer Aquisition Cost - Custo de Aquisição de Clientes
Métrica de Eficiência comercial, onde é calculado quanto o negócio gasta para adquirir cada cliente.
Canvas
Ferramenta para inovação de modelos de negócios, podendo ser utilizada na criação de uma empresa ou produto, com pensamento colaborativo, em busca de novas soluções para os seus problemas.
Churn - Abandono
Métrica voltada à taxa de clientes que cancelaram o contrato com a sua empresa ou pararam de consumir os seus produtos.
Customer Journey - Jornada do cliente
Representação visual das etapas de uso do produto pelo cliente, acompanhando os passos de cada processo detalhadamente.
Cross Functional Team - Cruzamento de times funcionais
Times assim possuem todas as competências e pessoas necessárias para executar um trabalho ou projeto. Pode ser conhecido também como Squad e sua utilidade é através de flexibilidade, criatividade, produtividade e colaborações diversas.
CSAT (Customer Satisfaction Score) - Pontuação de satisfação do cliente
É a pontuação da satisfação do cliente com o produto ou serviço oferecido pela empresa.
Data Product Manager - Gerente de produto de dados
Gerente de Produto com especificação de conhecimento em Ciência de Dados, utilizando dados para na projeção de produtos.
Deploy - Implementar, implantar
Processo de implantação de um software, mas também pode significar colocar o sistema (e atualizações desse sistema) em uma determinada posição ou disponibilizá-lo para testes ou produção.
Design Sprint - Arrancada de Design
Ferramenta para desenvolver hipóteses, através do Design Thinking, e também prototipar e testar as hipóteses levantadas.
Design Thinking - Pensamento de Design
Trata-se de uma metodologia utilizada para oferecer produtos e serviços de acordo com a real necessidade dos clientes, focando em cada etapa com pensamento crítico e criativo.
Desk Research - Pesquisa Secundária
Trata-se de uma pesquisa exploratória através da coleta e uso de informações já publicadas e disponíveis, ou seja, de dados secundários. Tais informações, por vezes, foram coletadas para outros propósitos por outras organizações.
DevOps - Desenvolvimento + Operação
Termo nascido na ciência da computação que aproxima os desenvolvedores dos operadores de um software.
Double Diamond - Duplo diamante
Nesta estrutura de design, cada diamante tem uma função. Se no primeiro a intenção é divergir e convergir para a definição de um problema, no segundo o foco é divergir e convergir para a solução do problema definido no primeiro.
Dual Track - Faixa Dupla
Estrutura ágil com dois fluxos distintos, mas simultaneamente complementares. Um complementa o outro, como o delivery e o discovery de um ciclo de desenvolvimento de produto.
Early stage - Estágio inicial
Uma empresa em early stage está no inicio, em fase de desenvolvimento. É uma etapa marcada por pesquisa de mercado e busca do product market fit.
Enterprise state
São empresas que reúnem companhias de grande porte no faturamento e que possuem projetos bastante complexos ou específicos — com atuação nacional e até internacional — e que tem uma marca conceituada no seu mercado de atuação.
Expert - Especialista
Pessoas líderes do mercado de produtos, que constroem aulas aqui na Tera sobre as habilidades mais buscadas pelas empresas digitais.
Facilitador(a)
Facilitadores de processos de aprendizado têm como missão dar apoio total a estudantes para que atinjam todo o potencial no processo.
Feature - Características
Aspecto, característica, funcionalidade do produto que agrega valor e atende exigências de consumidores.
Follow up - Acompanhamento
Acompanhamento do processo de algum projeto para que o mesmo avance, entendendo assim seus problemas de jornada.
Framework - Enquadramento
Um framework é uma estrutura, um esqueleto pré definido, que serve de base para a construção de aplicações web de finalidade específica.
Go to market - Ida para o mercado
É a estratégia para o lançamento e o posicionamento de um produto ou serviço no mercado, tanto de produtos digitais ou não.
Growth stage - Estágio de crescimento
Quando a empresa está em growth stage ela já tem o product market fit e está em processo de crescimento/desenvolvimento.
Hard Skills - Habilidades rígidas
“Hard Skills” é o termo utilizado para descrever as habilidades técnicas que um profissional deve ter ou pode desenvolver através de cursos, capacitações, entre outros.
Ideação
A Ideação é uma etapa derivada do Design Thinking (que também engloba as fases de Imersão, Análise, Síntese, Prototipagem e Teste) e corresponde ao processo de encontrar saídas para determinado problema.
Input - Entrada
Input (algo como “entrada”) é uma importante etapa da gestão de produto e corresponde ao momento de levantar ideias para a solução que será desenvolvida.
Jobs to be done - Trabalhos a serem feitos
A ideia de Jobs-to-be-done (ou JTBD) corresponde aos trabalhos (jobs) que os clientes devem realizar no seu dia a dia e que fazem com que eles busquem soluções para concluir (done) essas tarefas.
Kanban
Um dos métodos ágeis que busca aumentar a produtividade e otimizar a gestão de trabalho da equipe a partir dos fluxos organizados e visíveis de produção.
Key performance indicator (KPI) - Indicadores-chave de performance
KPIs são indicadores que avaliam como as métrica estão se saindo, avaliando a performance.
Lean - Enxuto/simples
É uma metodologia de trabalho com o objetivo de eliminar desperdícios e resolver problemas.
Mapa de experiência do usuário
Representação cronológica do uso pelo cliente do produto, focado no comportamento e inclinações humanas. Enfoque principal em sentimentos e dia a dia do usuário.
Marketplace - Lugar de Comprar
É um ambiente virtual que reúne vendedores e compradores para transacionar algum produto ou serviço.
Minimum Viable Product (MVP) - Mínimo produto viável
MVP é uma versão do produto lançada com objetivo de coletar feedbacks rapidamente, por isso não é uma versão muito robusta e completa da solução.
Net promoter score (NPS) - Pontuação da Rede de Promotores
Métrica relativa à lealdade do cliente. Ela busca dar um panorama sobre o quão satisfeitos estão seus usuários e se eles recomendariam sua marca, após o uso da mesma, a terceiros.
Objectives and Key Results (OKR) - Objetivo e Resultados Chave
O objetivo é o resultado qualitativo a ser atingido, enquanto os resultados-chave (ou KRs) são resultados quantitativos, são a forma de medir o progresso do objetivo.
Onboarding - Embarcar/estar a bordo
Onboarding ou user onboarding é o processo de acolher usuários de um produto, explicando e direcionando-os sobre como utilizá-lo.
Output - Saída
O objetivo do output é otimizar o produto e entregar mais valor para os usuários.
Persona
Perfil fictício de usuário. Baseado em dados de consumo do público alvo, essa persona é construída para melhor compreensão das características importantes.
Pivotar
O termo tem o sentido de mudar o direcionamento do negócio com o objetivo de manter a organização sustentável.
Problem Framing - Enquadramento de Problema
Real entendimento do problema a ser resolvido, estruturando a pergunta-problema que precisa ficar clara no início de cada ciclo.
Product Discovery - Descoberta de Produto
Identificação de alvos, validação de hipóteses e mitigação de riscos na fase inicial do desenvolvimento de produto, buscando não construir soluções que ninguém precise ou que o mercado não irá absorver, ou seja, mitigar riscos.
Product Lifecycle (Ciclo de Vida de Produto)
O Ciclo é composto de 4 fases: introdução, crescimento, maturidade e declínio.
Product Manager (Gerente de Produto)
Profissional responsável pelo desenvolvimento e entrega do produto ao usuário, com valores reais. Geralmente é diretamente relacionável com as áreas de UX, Negócios e Desenvolvimento.
Product Market-Fit (Adequação do Produto ao Mercado)
Product Market-Fit significa, em sua tradução, “ajuste do produto”, sendo na prática, ter um produto que possa satisfazer o mercado que tem como alvo, “se encaixando” ao que é pedido pelos usuários.
Product Marketing (Marketing de Produto)
Vertente do marketing que lança, divulga e promove o produto no mercado.
Product Owner (Dono do Produto)
Centraliza e orienta a equipe e as tarefas relacionadas ao produto digital. Gerencia backlog e prioriza features dentro do desenvolvimento.
Product Requirement Document (PRD) (Documento de Requisitos de Produto)
É o documento que especifica tudo que for necessário para a implementação de um produto ou feature. Ele oferece as informações necessárias para guiar todos os times envolvidos na elaboração da solução.
Product Vision (Visão de Produto)
Essência do produto. Saber para onde ele vai e quais problemas querem solucionar. O “o quê” antes do “como”.
Protótipo
Versão inicial de um produto desenvolvida para ser colocada em teste.
Roadmap (Plano, Roteiro, Caminho)
É uma declaração de intenção e direção de ações - de forma visual e descritiva - de desenvolvimento do produto, geralmente focada em objetivos de curto e longo prazo.
SaaS - Software as a Service (Software como Serviço)
Se trata de um modelo de negócio no qual as companhias ofertam soluções de aplicações pela internet para realização de tarefas, sendo sites ou apps.
Scrum
É uma metodologia ágil (a principal) amplamente adotada para o desenvolvimento de softwares que proporciona flexibilidade e autonomia no processo.
Soft Skills (Habilidades Suaves)
“Soft Skills” é o termo utilizado para caracterizar habilidades comportamentais e atributos pessoais. Comunicação e persuasão são exemplos de soft skills.
Sprint (Arrancada/Início da corrida)
Período determinado para um conjunto de tarefas ser realizado, geralmente em curto prazo.
Squad (Esquadrão, Pelotão)
Modelo para organizar equipes e otimizar a performance dos profissionais do time que enfrentam algum desafio e devem cumprir uma missão. Geralmente é formada por profissionais distintos que se complementam e estão sempre alinhados e em contato.
Stakeholder (Parte Interessada)
Stakeholders são pessoas impactadas pelas ações que seu time ou empresa faz, como investidores e acionistas.
SWOT (Strength, Weakness, Opportunities and Threats) (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças)
Matriz que permite observar algum negócio de maneira ampla e dinâmica, com viés estratégico e multifocal nas quatro palavras que o compõem.
Teste A/B
Teste de design no qual se comparam elementos aleatórios com duas variantes, A e B. O objetivo é identificar melhorias na usabilidade dos usuários em uma página web, por exemplo.
Teste Beta
Teste realizado em um software ainda em desenvolvimento com o objetivo de melhorias ao longo do tempo baseadas em opiniões dos primeiros usuários.
Teste de Usabilidade
Teste realizado com participantes para entender o nível de facilidade em usar um produto. A atividade de observação à interação do usuário com o produto mostra os prós e contras do mesmo.
Topdown (De cima para baixo)
Decisões tomadas de cima para baixo, ou seja, através do nível de hierarquia entre os executivos de uma empresa para com os outros colaboradores.
User Experience (UX) (Experiência do Usuário)
Voltada à melhor experiência dos usuários em contato com interfaces web como apps, softwares e sites. Abrange design, escrita e pesquisa.
User Interface (UI) (Interface do Usuário)
Corresponde ao layout de uma aplicação, ou seja, aos elementos gráficos que aparecem em uma página da web, um aplicativo ou um software.
UX Research (Pesquisa de Experiência do Usuário)
A User Experience Research corresponde à área de pesquisa com o usuário para promover melhorias na sua experiência com o produto. Pode ter alguém realizando o papel específico ou pode ser desenvolvido por outras partes.
UX Writing (Escrita da Experiência do Usuário)
Corresponde à aplicação de elementos escritos, em textos, palavras e expressões. Também pode ser voltada à comunicação por meio da voz, visando a melhor interlocução e entendimento entre o produto e os clientes.
Value Proposition (Proposta de Valor)
Promessa de transformação e utilidade do produto para os usuários, tentando que os futuros compradores consigam enxergar que eles precisam ou desejam aquele produto.
Wireframe (Estrutura/Modelo)
Protótipo para o desenvolvimento de um aplicativo, um software ou um site. Esta é uma etapa fundamental do design de interface e de produto, em uma representação mais básica.
Comments